Título

Teste

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Orientação a objeto

Enfoque em determinar quem participa do sistema.

- Diagrama de classes:


- Diagrama de casos de uso:




Análise e Projeto

Ao se planejar um sistema computacional, é preciso conhecer uma série de técnicas para a criação de esquemas que representarão as funcionalidades dos sistemas que estão sendo desenvolvidos.

A maneira de esquematizar os sistemas podem ser divididas em duas categorias: Análise e projeto estruturado e Análise e projeto orientado a objeto.

º ANÁLISE E PROJETO ESTRUTURADO

Conjunto de técnicas que focam no que o sistema deve fazer.

- Diagrama de fluxo de dados:

Um DFD (Diagrama de Fluxo de Dados) é um diagrama que representa claramente o que um sistema faz, quanto maior o nível do DFD, mais processos e mais detalhes serão representados nos processos.




- Diagrama entidade - relação:

DER (Diagrama Entidade - Relação) - Representa a estrutura do banco de dados.



º ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETO

Conjunto de técnicas para se pensar quais são os componentes do sistema.

UML - Unified Modeling Language
A UML é uma linguagem de modelagem não proprietária.
Padrão de análise de objetos:UML
Regras de como fazer diagramas.

Ciclos de Vida


Continuamos a discussão sobre Engenharia de Software, abordando três ciclos de vida: Cascata, Espiral e Iterativo. Começamos também a falar um pouco dos diagramas de Análise e Projeto Estruturados.

CICLO CASCATA




Problemas: 

- Os clientes só veem o software no final do processo.
- Erros em uma fase fazem voltar fases anteriores.

Benefícios:

-Simples de ser feito.

CICLO ESPIRAL





Esse ciclo de vida foi utilizado na década de 80 e 90 ,e pode ser entendido da seguinte forma:
O ciclo faz uma pequena análise do software que foi pedido,faz um pequeno projeto,desenvolve ele e entrega um para um cliente um protótipo(versão beta).Depois disso ,o sistema é implementado  até sua versão de lançamento.

CICLO ITERATIVO




Como podemos ver no gráfico,mesmo quando uma pessoa está terminando sua etapa do projeto,outra está iniciando a outra parte do mesmo.

Engenharia de software


A engenharia pode ser entendida como uma aplicação de métodos empíricos  que visam o benefício do ser humano.Com isso ,podemos dizer que engenharia de software é a  aplicação de métodos computacionais que visam o benefício do ser humano.

Mas, será que é realmente necessário tratar o desenvolvimento de software como engenharia?

SIM

A seguir justificaremos essa resposta.

Podemos pensar nas seguintes perguntas:


Porque tanto tempo é gasto na construção de software ?

Porque os custos são tão altos ?

Por que não podemos achar todos os erros antes de entregar o software aos clientes ?

Porque existe tanta dificuldade em medir o progresso no desenvolvimento de software?

Todas essas perguntas recebem uma única resposta:Pois cada sistema é diferente.

Características de Software

  • É um sistema lógico e não físico;
  • Criado por pessoas ;
  • Deve sofrer engenharia;
  • Deve ser projetado;
  • NÂO é manofaturado;
  • Seus maiores custos estão concentrados na engenharia;
  • O SOFTWARE NÃO SE DESGASTA;
  • O mesmo pode se tornar desatualizado
  • As “peças de reposição” são mais dificeis de serem implantadas;
  • As falhas em softwares normalmente indicam erros de projeto;
  • A maioria dos softwares são feitas sob encomenda ( Não existe ideia de linha de produção)
  • Alguns softwares podem ser criados utilizando componentes prontos;
  • Componentes de software deveriam ser reutilizados.

mitos de programadores

-quando escrevemos um programa e o fazemo funcionar, nosso trabalho esta completo
-até que eu esteja com um programa rodando nao tem como avaliar sua qualidade.
-preciso entregar, como produto final, somente o executável.

mitos dos clientes

-basta uma pequena visao do meu problema para que comecem a desenvolver o sftware
-os requisitos do software mudam continuamente, mas as mudanças podem ser facilmente implementadas.







CUSTO DE MUDANÇAS

Etapas no Desenvolvimento de Softwares

Visando que qualquer mudança no programa muda o tempo para que ele se estabilize e a taxa de erros do software.

Os ERP’s


Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são sistemas que tem como objetivo a integração de processos e funções de  uma organização.


O QUE SÃO ERP’s?

E nterprise
R esourse
P lanning

IDEIA PRINCIPAL DE UM ERP:

ERPs (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação com estruturas abrangentes e complexas que tentam, de forma integrada, representar o maximo do modelo de informação da organização. Seu objetivo é tentar integrar as funções e os processos de uma organização.

FORMAS DE APLICAÇÃO:

Simples aplicação -> empresas que não tinham sistema anteriormente
Complicada aplicação -> empresas que optam por ERP para substituir todos os sistemas existentes (Para empresa que irá implatar é mas facil pois dispensas todos os sistemas existente para implantar seu próprio mas para o usuario é mais dificil pois necessitará de um treinamento para manusear o novo sistema );
A mais dificil das aplicações -> empresas que optam por manter os seus sistemas atuais; o ERP seria responsavel pela integração deles, além de prover outras funcionalidades (Para empresa que ira implantar é mais dificil mas para o usuario é mais facil.

EVOLUÇÃO DOS ERP’s

1970→BOM :Bill of Materials→sistema ERP muito primitivo com apremissa de saber:

-O que comprar/vender?
-Quanto comprar/vender?

1980→Criação do “quando comprar/vender?” que dava lucro para grandes empresas.Foi nessa época que houve a criação do MRP→Manufacturing Resource Planning,que inseria módulos de recursos humanos logística;do MPR 2,que adicio e do ERP.

2000→é acrescentado aos ERPs módulos conceituais,criando um novo ERP,que pode ser nomeado :ERP 2000,ERP 2,ERP +.

MÓDULOS DE UM ERP

FRM:Finance Resource Management
MPR:Manufacturing Resources Planning
CRM:Customer Relationship Management
SCM:Supply Chain Management
HRM:Human Resource Management

Relatórios


Um conjunto organizado de pessoas, procedimentos e elementos (hardware e software) usados para REGISTRAR TRANSAÇÕES COTIDIANAS.
Um conjunto organizado de pessoas, procedimentos e elementos (de hardware e software) usados para fornecer aos gestores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a atingir as metas da organização.

  • Cada uma das áreas funcionais tem o seu próprio conjunto de (sub) sistemas de informação
  • Cada uma dessas áreas demanda um conjunto de informação específicas
  • Entretanto, esses (sub) sistemas devem se integrar.
  • Um MIS deve ser projetado de maneira a que cada área funcional receba os relatórios adequados e precisos em relação ás suas necessidades (relevância)


Tipos de Relátorios

Sheduled Reports


  • Produzidos periodicamente ,de acordo com um agendamento prévio (shedule), relátorios mensais, semanais, diários, anuais, etc.
Key-indicator Reports
  • Sumariza as ativadades principais (key) do período anterior
  • Tipicamente díarios, disponiveis no inicio de cada dia.
Demand Reports
  • Fornecem informações especificas de acordo com a requisição (demand) de um gerente.
Exception Reports
  • Produzidos automaticamente quando ocorre uma situação inusitada, inesperada ou que requer uma ação gerencial.
Drill-Dow
  • Relatório eletrônico detalhado, que auxilia nas soluções de um problema. Interativo

MIS


É sistema essencialmente gerencial:

-Fornecem a informação necessária para gerenciar uma organização de maneira efetiva

Relacionam-se a:


  • Sistemas de Apoio à Decisão
  • Sistemas de Apoio à Decisão em grupo
  • Sistemas de Suporte a Executivos

Um MIS deve ter os seguintes objetivos:

  • Otimizar os processos de comunicação entre os membros da organização
  • Gerenciar a distribuição de informação – muitas vezes complexa – por toda a organização
  • Fornecer um sistema objetivo para registro e atualização de informações
  • Reduzir custos relacionados à mão de obra braçal
  • Dar suporte ao planejamento estratégico e ao plano diretor da organização
  • Rapidez: De maneira a fornecer a informação apropriada para o processo de tomada de decisão, um MIS deve ser capaz de recuperar dados precisos em tempo real.
  • Precisão: A informação fornecida por um MIS deve ser exata e controlada
  • Consistência: Os dados utilizados por um MIS devem ser processados e organizados de maneira consistente
  • Completude: Tomadores de decisão necessitam da informação de forma sumarizada, completa e pertinente.
  • Relevância: A informação fornecida por um MIS deve ser relevante par a solução do problema da tomada de decisão – não pode ser excessivamente detalhada, inadequada ou desnecessária.



TPS (Transaction Processing Systems)


Atomicidade → Transação :conjuntos de operações, onde todos os passos devem ser realizados

Propriedades ACID


1) Atomicidade : ou a transacao é totalmente realizada ou nao (inquebravel)
2) Consistencia: STI´s devem obedecer a um conjunto de regras operacionais, de maneira que nenhuma transacao possa violar nenhum principio dessas regras
3) Isolamento: Outras operacoes nao podem acessar valores intermediarios durante uma transacao
4) Durabilidade: Uma vez que a transacao foi realizada, seus resultados persistem


Caracteristicas dos SIT´s

-Possivel grande quantidade de dados de entrada
-Possivel producao de grande quantidade de elementos de saída para usuarios ou para outros sistemas
-Possivel volume massivo de dados
-Foco na E/S e armazenamento; a computacao muitas vezes é simples.
Transação= um conjunto de operações que todas têm que ser executadas.

Comit = quando todas as operações são executadas.

Rollback = quando alguma transação não foi feita.

Um exemplo de TPS bem famoso são as ATMs (automated tellermachine), ou apenas cash machine para quem preferir. Elas estão em nosso dia-a-dia e utilizam um TPS para funcionar. Não que seja assim simples, mas é um bom exemplo para a palavra transação.
Para que um TPS funcione corretamente ele dispõem de quatro propriedades, conhecidas como ACID.
Acid =Atomicidade: Faz tudo ou não faz nada. A operação tem que completar todas as etapas para poder ser finalizada.
Consistência: Regras estabelecidas que devam ser seguidas.
Isolamento: Uma operação não interfere na outra, não pode acessar valores durante uma transação.
Durabilidade: Uma vez que a transação é feita não pode ser desfeita, os dados persistem.
Os TPS são os sistemas que se encontram na base da nossa amiga pirâmide. São normalmente mais simples pelo fato de realizarem atividades cotidianas que exigem funcionalidade e rapidez. Participam tanto da parte funcional de grandes empresas como na mercearia do nosso bairro.


TPSs em casos reais

Quem disse que os TPS são apenas sistemas de compra e venda? Apesar de esses serem sua maioria, existem outros tipos. Por exemplo:
Quem usa o TIA??
Um aluno acessa o TIA pelo terminal em cada prédio, ou pela internet. Ele confere faltas e notas. Porém para que ele tenha acesso as notas, ele precisa que o professor poste as notas no TIA, e esse precisa que um administrador coloque os alunos no sistema. E assim está formado o TPS dos alunos e professores do Mackenzie.
*Voltando um pouco aos TPS de mercado, as principais ferramentas TPS para companhias aéreas são Amadeus, Galileo, Sabre e Worldpan, que são todas GDSs.

Sistema de transação


Desafios do profissional de SI nas organizações:

1) Projetar sistemas competitivos e eficazes
2) Entender requisitos de sistemas em um ambiente de negocios global
3) Criar uma arquitetura de infromacao que apoie os objetivos da organização
4) Determinar o valor dos sistemas de informação para o negócio
5) Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de maneira e eticamente responsável

Fundamentos de Sistemas da Informação

-monitora as atividades cotidianas de uma organização
-realiza transações rotineiras
-mantem registros das atividades da organização
  • Sistemas Saques/Transferências/depósitos bancários
  • Sistemas de notas de universidades
  • Sistemas de controle de chamadas DDD/DDI
  • Sistemas de controle de estoque/vendas
  • Sistemas de folha de pagamento de funcionários
  • Sistemas de pagamento via cartão de crédito
  • Sistemas de emissão de passagens

O que é uma transação?

  • Conjunto de operação que são vistas como uma unidade
  • Desta maneira, devem ser todas executadas como sucesso (commit); caso contrario, nenhuma das operações pode ser executada;
  • Caso alguma operação falhe, todas as operações anteriores devem ser desfeitas (rollback).
  • Tecnicamente falando, uma transação é qualquer evento que passe no teste ACID.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews